Chia: para que serve?

Chia para emagrecer é a ultima novidade que está fazendo sucesso, esta semente considerada um super alimento funcional e nutricional é a fonte vegetal conhecida mais rica em em ácidos graxos.

A semente tem efeito superior no papel de combater a fome e auxílio na perda de peso sem o efeito sanfona. Riquíssima em uma série de nutrientes, o grão também pode ser um grande aliado da dieta.

Ela se encontra disponível no mercado em três formas: óleo, farinha e grão inteiro. O seu óleo pode ser usado como temperos de saladas e pratos em geral, já a farinha ou os grãos podem ser adicionados em iogurtes, vitaminas, tortas, bolos, saladas, sucos, entre outras receitas.

“A porção diária recomendada é de 25 gramas, o equivalente a uma colher de sobremesa”, diz a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional. Caso você passe um pouco dessa recomendação, não há grandes problemas, mas é importante não exagerar e manter sempre a dieta equilibrada, pois a chia é um tanto calórica – são 164 calorias por porção da semente.

Conhecendo a Chia
Chia é uma semente cultivada há anos no México, conhecida por fornecer força e resistência aos atletas, através do equilíbrio de macronutrientes, fibras e ômega 3 de origem vegetal.

São sementes mucilaginosas que em contato com a água formam um retículo, podendo absover até 10 vezes o seu peso em água dando origem a soluções de alta viscosidade, responsáveis por suas ações sobre o metabolismo lipídico, de carboidratos e potencial anticarcinogênico.

No estômago, o retículo forma uma espécie de “gel” que retarda o esvaziamento gástrico, auxiliando na redução do apetite contribuindo no processo de saciedade. Os altos teores de proteína e gordura da Chia prolongam a saciedade devido o retardo no esvaziamento gástrico e secreção de hormônios intestinais.

Sabe-se que os alimentos têm grande influência no desempenho do nosso organismo. Por isso é importante manter uma alimentação balanceada e rica em nutrientes. Entre diversos benefícios, ela é capaz de auxiliar na perda de peso, na prevenção da diabetes e doenças cardiovasculares.

Segundo a nutricionista Thais Souza, da Rede Mundo Verde, essa semente era muito utilizada pelos astecas, mexicanos e habitantes do Sul da Califórnia e do Arizona como suplemento alimentar para aumentar a resistência, a energia e a força necessária sob condições extremas como o calor intenso, a escassez de água e alimentos.

Composição – Porque ela é tão especial?

- Fibras
“A semente de chia apresenta alto teor de fibras, nutriente essencial para o bom funcionamento do organismo. As fibras apresentam a capacidade de promover saciedade, pois em contato com líquido no interior do estômago formam uma espécie de “gel” que dilata o estômago”, conta a nutricionista.

Estudos apontam que o consumo da chia pode auxiliar na perda de peso, pois auxilia na redução do apetite. Além disso, a formação desse “gel” aumenta o volume do bolo fecal, facilitando a eliminação das fezes e melhorando o funcionamento do intestino. O “gel” formado pela fibra em contato com líquido auxilia ainda no tratamento e prevenção de doenças como diabetes e doenças cardiovasculares. Parte da glicose e gordura em excesso permanecem retidos na fibra, sendo eliminados através das fezes.

- Proteínas
“Outra característica é que a semente apresenta maior teor de proteína quando comparada a outros cereais como o milho, o arroz, a aveia, a cevada e o trigo. Por isso, o consumo da chia pode beneficiar vegetarianos, pois complementa o fornecimento deste nutriente na dieta”, afirma.

A chia pode ser utilizada na alimentação de crianças, adolescentes e gestantes, por ter nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento. Praticantes de atividades físicas também podem se beneficiar do consumo desta semente, já que estes indivíduos necessitam de maior aporte protéico quando comparados a indivíduos sedentários.

- Vitaminas e Minerais
Chia é uma boa fonte de vitaminas do complexo B, de minerais como: cálcio, fósforo, magnésio, potássio, ferro, zinco e cobre. “Por ser boa fonte de cálcio é uma excelente opção para aqueles que apresentam osteopenia e osteoporose. Para crianças e gestantes, o cálcio é importante para a formação da massa óssea”, explica Thais.

- Antioxidantes
Os radicais livres são produzidos diariamente em nosso organismo, durante a respiração, digestão dos alimentos, exposição à poluição, dentre outros. Os radicais livres podem danificar as células levando desde envelhecimento precoce até doenças como câncer. Os antioxidantes são capazes de bloquear o efeito prejudicial dos radicais livres. A maioria dos antioxidantes são encontrados em alimentos de origem vegetal, como frutas, verduras, legumes e cereais integrais. Importantes antioxidantes encontrados nas sementes de chia são o ácido caféico e ácido clorogênico. Estudos indicam que o consumo de altos níveis de alimentos e bebidas ricos em compostos antioxidantes podem proteger contra doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

- Ômega-3
Possui teor mais elevado do que o encontrado em outras sementes.

Em resumo:

  • Fibras na chia: Favorece o trânsito intestinal e elimina as toxinas do corpo.
  • Cálcio na chia: Recentemente descoberto, que ele também ajudava a queimar gordura no organismo.
  • Magnésio na chia: Reduz a incidência da síndrome metabólica, condição que inclui o acúmulo de gordura abdominal.
  • Potássio na chia: Essencial para a contração muscular, desempenha um papel importante nas atividades físicas melhorando o rítmo de bombeamento do coração e movimento do corpo.
  • Proteína na chia: Um dos nutrientes principais que o corpo utiliza para gerar energia, sendo essencial para formação o dos músculos que queima mais calorias.

Ações Principais
· Causa saciedade: “suas sementes são mucilaginosas, ou seja, ricas em fibras. ao entrarem em contato com a água, formam um gel no estômago. diante dessa reação, a digestão torna-se mais lenta. Assim, o indivíduo fica satisfeito mais rapidamente e, então, passa a consumir porções menores”.

· Combate inflamação: “a gordura é resultado de um processo inflamatório do organismo, que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro. Com isso, perde-se o controle sobre a fome a ponto de comer e nunca se sentir satisfeita. O ômega 3 presente no grão combate essa inflamação, ajudando o corpo a recuperar o controle sobre o apetite”.
· Desintoxica: “a fibra regula o trânsito intestinal e limpa o organismo por meio das fezes”.

Contra-indicações?
Qualquer pessoa pode ingerir a semente. Porém, devido ao alto teor calórico, o excesso pode levar ao ganho de peso. Logo, para emagrecer, coma apenas a quantidade indicada na matéria.

Como consumir?
Pode ser encontrada de três formas – in natura (grãos), óleo e farinha. Mas independentemente do jeito que você prefere consumi-la, a chia deve ser ingerida 30 minutos antes de duas das suas principais refeições diárias (café da manhã, almoço ou jantar).

E você, já teve oportunidade de utilizá-la? Tire suas dúvidas, divida sua experiência, comunique-se. Nossa equipe de farmacêuticos esta a sua disposição para ajudar no que for necessário!

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43 respostas em “Chia: para que serve?

  1. Oi minha Farmacia…volta logo pra terrinha que vamos eliminar estes 20 kg que não lhe pertencem
    muito obrigada pelo apoio e conte com as Farmacia Natural pra lhe ajudar tb . bjs

    • ja comprei chia e vou começar eu peso 104kilos e sou baixinha,comprei na casa pedro no rio de janeiro,vou começar a usar amnha dia 20-12-12 se eu conseguir eu entro em contato com vcs bjs neide tel.99053543

      • Olá Maria! Tivemos alteração na administração do blog, por isso demoramos a responder.
        Uma colher das de sopa é a medida indicada de uso da Chia em sementes, segundo os próprios fabricantes.
        Ficamos à disposição!

    • ola tenho 55 anos gosto muito de coisas naturais agora descobri a chia e nao vou mais parar cuido muito bem da minha saude nao abro mao da cervejinha fim de semana ,beijos a todos.

      • Olá Eunice!
        A Chia em sementes pode ser usada de diversas maneiras, como no leite, iogurte, com frutas, etc.. Se estás querendo emagrecer não é indicado ingerir sucos, e sim a fruta in natura, com suas fibras intactas.

    • Olá Marlene, tudo bem? Embora o uso de Chia não possua relatos de restrição de idade, ou grandes casos de reação alérgica, é importante sempre contar com a indicação de um médico para uso de qualquer substância, remédio ou medicamento, especialmente quando tratamos de crianças. Qual seria a finalidade do uso? Somente para suplementar a alimentação?

  2. nunca tomei pois estou com medo de tomar e engordar se dilata o estomago,,,,, como vai emagrecer?????quero emagrecer me convence que realmente funciona por favor estou deseperada e confusa,,,bjss

    • Boa tarde Gilvana! Tudo bem? Esta foi uma boa pergunta! Na realidade as sementes de Chia, quando em contato com a água, entumecem e formam um gel, elas não dilatam o estômago mas o “ocupam”. Essa camada de gel aciona um dos gatilhos mecânicos de saciedade do sistema gastrointestinal. Entendeste?

  3. a semente de chia,faz ajudar eliminar a gordura,celulite e a flacidez nas pernas e abdome,claro fazendo caminhada tres vezes por semana?Ela faz o processo de desinflamar as camadas de gorduras e celulite????mto obrigada desde já!!!!

  4. realmente é muito bom eu recomendo estou tomando faz 2 meses e começei tbm a caminhar de vez em quando e ja consegui perder 6 kilos,e tbm tira bastante o apetite,muito obrigada.

  5. Apesar de estar acima do peso tenho muita disposição, caminho de forma bem acelerada por 1 hora e meia e corro meia hora todos os dias pela manhã. Essas sementes tem alguma contra indicação pra quem tem hipertensão arterial?

    • Olá Luzimar!
      Desculpe-nos pela demora na resposta (passamos por alterações na administração do blog). Não encontramos na literatura científica qualquer relato com contra-indicações para o uso de Chia em hipertensos. Saúde pra você!

  6. Ola eu gostaria de saber se eu posso fazer uso!!!! sou inpertence th colesterol artrite reumat fibrimiagia tomo mt medicamento! to cada dia mais gorda!!!! por favor me responde.

    • Olá Lindayana,
      Não percebemos artigos científicos publicados que comprovem esse efeito da Chia, apenas vimos comentários pela internet. Por outro lado, há estudos comprovando a diminuição da dor da fibromialgia com o uso regular de Ômega-3 e reposição dos níveis de cortisol, todos sob avaliação do seu médico.

  7. Olá boa noite, eu gostava de saber se posso consumir chia, devido a ser portadora de algumas doenças, LÚPUS (LES), SÍNDROME DE SOGREN SEGUNDÁRIO E FIBROMIALGIA. Gostava de experimentar devido às fortes dores que tenho nos músculos por causa da Fibro, e das dores em todas as articulações devido ao Sjogren e o Lúpus.
    Mas também gostava de emagrecer uns 4kg.
    Tenho colesterol devido a tanto medicamento que tomo, mas sempre tive a minha Tenção Arterial está sempre baixa

  8. tenho um tio que está se tratando de cancer no reto , ele pode tomar a chia? e tenho outro tio com problemas de reumatismo no sangue, é diabético toma insulina e tem problemas renais, ele também pode tomar?

    • Olá Nata,
      Não sabemos informar onde podes encontrar em Salvador. A chia é um suplemento para emagrecimento, não age sozinho, e sua boa ação depende de dieta favorável e da prática de exercícios regulares. Temos mais conhecimento das ações benéficas da semente.

    • Olá Cristiane!
      Em princípio a Chia não tem restrições de uso e não requer prescrição médica, já que não é medicamento. Porém, é importante consultar seu médico caso você esteja utilizando qualquer medicamento, pois podem ocorrer interações.

  9. Olá, eu tenho colesterol alto e tomo sinvastatina. Tomando este medicamento eu posso ingerir normalmente farinha de chia ou tem alguma contra-indicação para esse tipo de medicamento?

    • Prezada Mariana,
      Não existem estudos publicados informando bons resultados ou reações adversas usando sinvastatina e Chia ao mesmo tempo. No entanto, a composição da Chia sugere redução dos níveis de colesterol, podendo ser um suplemento interessante ao seu tratamento convencional. Converse com seu médico para ficar mais segura quanto ao usar ou não a Chia.

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