Proteção Solar – Dicas e Cuidados Necessários

Que todos devemos utilizar protetor solar, evitar o sol entre horários próximos ao meio-dia todos já estamos quase carecas de saber, mas será que realmente entendemos como devemos utilizá-los, qual o tipo de protetor solar ideal para nossa pele e até mesmo qual a quantidade necessária para que ele realmente exerça o efeito desejado? São questões que você poderá desvendar hoje no blog Farmácia Natural!

Apesar da vida girar em torno do sol, a exposição solar sem os devidos cuidados pode ser bem mais prejudicial do que benéfica, independente da época do ano. Obviamente é indispensável aumentarmos os cuidados com a pele quanto maior for a radiação, protegendo-a contra o envelhecimento precoce e até mesmo contra patologias como o câncer de pele. Roupas curtas e dias longos tornam a exposição ao sol praticamente inevitável no verão, e mesmo quem passa filtro solar diariamente pode estar menos protegido do que imagina contra o câncer de pele e o envelhecimento precoce. A aplicação de quantidades insuficientes do produto reduz o FPS (Fator de Proteção Solar) a menos da metade, mostra um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de pele é o tipo mais incidente no Brasil, especialmente na região Sul, região onde a camada de ozônio possui menor blindagem contra as radiações solares. A estimativa para 2008 ultrapassava 120 mil casos diagnosticados. Embora a letalidade desse tipo de tumor seja baixa, nos casos em que há demora no diagnóstico pode haver risco de ulcerações e deformidades físicas graves. De todos os tumores malignos registrados no Brasil, cerca de 25% correspondem ao de pele. Em Uberlândia, nos últimos dois anos, somente no Dia Nacional de Combate à doença foram diagnosticados cerca de 100 novos casos, segundo o coordenador do evento, Alceu Luiz Berbert.

Principal autor da pesquisa, publicada pela revista Photodermatology, Photoimmunology & Photomedicine, o dermatologista Sergio Schalka explica que a falta de proteção é gradativa se o filtro solar for aplicado erroneamente. Segundo ele, pesquisas anteriores mostraram que os usuários aplicam entre 0,4 miligrama e 1 miligrama de filtro solar por centímetro quadrado do corpo, quando o recomendado pelos fabricantes é de 2 miligramas. “Não adianta nada você comprar um protetor de ótima qualidade, com FPS altíssimo e aplicar de forma inadequada”, diz o autor do estudo.

Outro erro comum, diz ele, é não reaplicar o filtro solar com frequência durante o período de exposição solar, “Depois de duas horas, o protetor já foi para o espaço por causa do suor, do atrito da pele com a roupa ou com a areia da praia. Mesmo um filtro que em teoria garante proteção por um tempo longo precisa ser reaplicado”, afirma.

Dicas para utilizar corretamente o filtro solar!

Para aproveitar bem os dias de sol neste verão, é preciso tomar cuidado para o corpo não ficar vermelho, ardido ou com bolhas decorrentes de queimaduras. Cada cor e tipo de pele tem um tipo de filtro mais indicado, que pode ser em creme, gel, aerossol, musse ou sérum (fluido concentrado). Mas, independentemente das características individuais,  a Academia Americana de Dermatologia recomenda, desde outubro de 2008, que o FPS mínimo dos filtros solares seja 30. Schalka, também membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que já se fala sobre isso no Brasil há pelo menos dois anos, mas ainda não há nenhuma recomendação oficial.

Para quem usa hidratante, base ou creme anti-idade, o ideal é preferir produtos que já contêm filtro. E a atenção deve ser redobrada na praia, que potencializa o efeito dos raios ultravioleta (UV) por causa do sal e da areia. Portanto, proteja-se sempre da radiação com o filtro, mesmo se ficar sob o guarda-sol.

A dermatologista Márcia Purceli, consultora e especialista do programa Bem Estar da Globo, destacou que uma colher de chá de protetor solar para cada membro, tórax e abdômen é o suficiente para garantir o bloqueio por pelo menos duas horas. No rosto (que deve incluir orelhas e pescoço), metade dessa quantidade basta.Segundo a médica, quem se expõe muito ao sol deve preferir camisas nas cores azul, vermelha ou amarela. Se for uma roupa branca e ela estiver molhada, pode deixar passar até 50% da radiação UV.

Proteger a pele da agressão solar contínua é um grande desafio. Devemos evitar a exposição entre 10 e 14 horas e utilizar um filtro solar a prova de água, com fator de proteção contra raios ultravioleta A e B de numeração igual ou superior a 30, com aplicação 20 minutos antes da exposição solar. O filtro deve ser reaplicado a cada 02 horas, principalmente nas áreas de maior exposição. É bom lembrar que mesmo na sombra é necessário o uso de protetor solar, pois superfícies como areia, concreto, água e principalmente a neve, refletem raios solares.

Portanto lembre-se: uma das maiores medidas preventivas contra o foto-envelhecimento e doenças como o câncer de pele é o uso de filtro solar, chapéu, óculos e barraca de praia desde a infância. Com essas medidas, estaremos prevenindo o envelhecimento da pele precocemente.

Para o oncologista Rafael Aron Schmerling, do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, o maior perigo é o sol, “A maioria dos cânceres de pele é causada por exposição excessiva ao sol. O melanoma é a forma mais grave, mas também a menos incidente. Geralmente envolve um fator genético, uma história familiar. Para se proteger, também é preciso usar chapéu, óculos, guarda-sol e, principalmente, evitar o sol entre 10h e 16h”.

Fontes bibliográficas:

– The influence of the amount of sunscreen applied and its sun protection factor (SPF): evaluation of two sunscreens including the same ingredients at different concentrations. Authors: Sergio SchalkaVitor Manoel Silva Dos ReisLuis Carlos Cucé. Photodermatology, photoimmunology & photomedicine. 08/2009; 25(4):175-80.
–  “Filtro solar só protege se aplicado na quantidade certa”, http://noticias.r7.com/saude/noticias/filtro-solar-so-protege-se-aplicado-na-quantia-certa-20091127.html. Notícias R7, Saúde. Acessado em 05/02/2012, ás 18 horas.
– “Saiba como tomar sol na medida certa e usar o autobronzeador”, Bem-Estar, em http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/01/saiba-como-tomar-sol-na-medida-certa-e-usar-o-autobronzeador.html. Acessado em 05/02/2012, ás 18 horas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s