Pele – Limpeza e Cuidado!

Frequentemente, quando muda a estação (seja verão ou inverno), existe uma maior preocupação com a nossa pele. Esta conduta que temos apenas de vez em quando é um erro, pois este órgão que nos protege de diversas formas durante todo o ano deveria merecer esta atenção, diariamente. No Brasil, um país por natureza tropical, há um índice constantemente alto de radiação ultra-violeta, o que contribui para o envelhecimento precoce da nossa pele, além de aumentar os riscos ao câncer da pele.

Por trás de uma pele bonita, existem os cuidados que vão desde os básicos até os mais avançados. Entre os cuidados com a pele que são basicos está o ato de limpar a pele do rosto, para eliminar impurezas que vão se acumulando no decorrer do dia. Essas impurezas como poluição e poeira, causam a obstrução dos poros causando o excesso de oleosidade, por sequência contribuindo para o surgimento da acne.

A simples atitude de limpar a pele do rosto, é um forte aliado na manutenção de uma pele saudável, jovem e bonita. Então é importante lembrar de sempre procurar manter a pele limpa e hidratada. Neste post você vai aprender como, através de simples passos que são essenciais para manter a pele saudável, a limpeza do rosto segue uma simples sequência, que vai desde a lavagem com água e sabonete, até finalização com hidratação  ou protetor solar durante o dia.

Como limpar a pele do rosto passo a passo em 5 passos!

1° passo – Limpeza

Para  a limpeza da pele utilize um sabonete (líquido ou em barra), o sabonete tem a função de eliminar células mortas, secreções naturais da pele, resíduos de poluição entre outros. O sabonete também desobstrui os poros eliminando bactérias e impurezas da pele, e preparando-a para as próxima etapas.

2° passo –  Esfoliação

A esfoliação é parte importante no processo de limpeza da pele, pois age eliminando impurezas e também retira as células mortas existentes na pele, provocando assim uma renovação de forma natural das células da pele. Outro importante fator na esfoliação, é que auxilia no tratamento da acne ao eliminar celulas mortas e desobstruir os poros, e ainda melhora a absorção dos hidratantes. É um complemento importante à limpeza, podendo ser realizado ao mesmo tempo.

3° passo – Tonificação

A tonificação reduz a aparência de poros dilatados dando uniformidade a pele, já que o tônico aumenta a elasticidade da pele, protege da ação de radicais livres e dá tônus muscular.

4° passo – Hidratação

Hidratar é importantante para todos os tipos de pele, pois a hidratação ajuda a recuperar a umidade natural pela reposição de água. A hidratação é recomendada tanto para peles secas como para peles oleosas, no caso desta última o que se tem é excesso de óleo e não de água, por isso deve também ser hidratada. Por fim, ainda ajuda no combate ao envelhecimento, criando uma película protetora e mantendo a pele mais iluminada.

5° passo – Proteção Solar

O protetor solar é um item fundamental no cuidado com nossa pele, protegendo-a dos raios ultravioleta do sol e previnindo o câncer de pele. Outro motivo para o uso de filtro solar é que, os raios solares são um dos maiores contribuintes para o envelhecimento precoce fazendo com que o uso de protetor torne-se indispensável para se manter a pele jovem. O seu uso deve ser feito independente de estar na praia, em casa ou na rua, pois os raios solares estão aí do mesmo jeito.

Regras Básicas!

Além disso, algumas regras básicas também podem auxiliar decisivamente na manutenção de uma pele saudável, portanto devem ser obedecidas de forma contínua. São elas:

1-Tomar sol antes das 10 h ou após às 16h;
2-Passar filtro solar fator 15 ou mais, 30 minutos antes de se expor ao sol;
3-Reaplicar o filtro sempre que suar ou entrar na água, após secar a pele;
4-Utilizar guarda-sol, chapéu, óculos de sol e roupas leves.

Lembrar que nos dias nublados é necessário também se proteger pois o relativo conforto deve-se apenas a redução dos níveis de infra-vermelho (CALOR), mantendo-se o nível de ultra-violeta.

As melhores dicas para manter saudável cada tipo de pele e de cabelo!

Cuidados com a pele ressecada e/ou descamativa:

  • Não tome banhos muito quentes, eles retiram a oleosidade natural da pele.
  • Evite se ensaboar demais e não use bucha, isso retira a hidratação natural da pele. Prefira sabonetes suaves, “hidratantes”.
  • Se tomar 2 banhos por dia, ensaboe o corpo todo em apenas 1 deles.  No outro, só ensaboe as áreas de dobra de pele (axilas, regiões inguinais e nádegas).
  • Logo após o banho, com a pele ainda úmida, use um hidratante nas áreas ressecadas. Procure um dermatologista para saber qual o hidratante mais indicado para sua pele.
  • Beba bastante água e coma frutas, legumes e verduras.

Cuidados com a pele oleosa:

  • Evite usar hidratantes mais pesados nas áreas de pele oleosa, eles raramente são necessários. Mesmo se logo após o banho, a pele parece ressecada, em pouco tempo a oleosidade natural vai retornar.
  • Evite lavar a face com água quente, pois isso estimula a produção de mais oleosidade.
  • Evite alimentos gordurosos em excesso.
  • Beba bastante água e coma frutas, legumes e verduras.
  • Dê preferência para filtros solares ou cosméticos com o rótulo oil free (sem óleo).
  • Ee, além de oleosa, a pele descama ou fica avermelhada ou com coceira, procure um dermatologista, você pode estar com dermatite seborréica.

Cuidados com os cabelos oleosos:

  • Evite usar condicionadores próximo à raiz dos cabelos ou xampus que contenham condicionadores na sua fórmula (2 em 1).
  • Evite lavar a cabeça com água muito quente.
  • Evite excessos de alimentos gordurosos e de bebida alcoólica.
  • Beba bastante água e coma frutas, legumes e verduras.
  • Cuidado com o estresse, ele pode aumentar a produção de oleosidade.
  • Se além da oleosidade tem caspa e coceira, pode ser a dermatite seborréica. Neste caso, procure um dermatologista para o correto diagnóstico e tratamento.

Cuidados com os cabelos ressecados e com pontas duplas:

  • Use condicionadores após o xampu.
  • Use regeneradores de pontas após o banho.
  • Evite pentear frequentemente os cabelos.
  • Evite fazer escova.
  • Evite o calor intenso dos secadores.

Auto-Exame

Examine sua pele regularmente, pois será possível detectar o aparecimento de qualquer problema na sua fase inicial. Desta forma você irá se habituar com a aparência da sua pele e poderá observar qualquer tipo de alteração. Utilize o espelho como seu principal aliado no auto-exame. Seus maiores cuidados envolverão manchas que coçam, descamam ou sangram; sinais ou pintas que mudam de tamanho, de cor ou de forma; feridas que não cicatrizam em até 4 semanas.

Especial atenção deve ser dada aos sinais escuros, face a possível transformação para o melanoma. Existe um ABCD do Câncer da pele representado pelo seguinte:

  1. Assimetria – uma metade diferente da outra;
  2. Bordas irregulares – contorno mal definido;
  3. Cor variável – várias cores numa mesma lesão;
  4. Diâmetro – maior que 6 mm.

Se tiver dúvidas ou constatar qualquer anormalidade, consulte o Dermatologista!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s