Aromaterapia com lavanda – o poder do óleo essencial comprovado cientificamente.

A aromaterapia é uma prática que se utiliza de concentrados voláteis, conhecidos como óleos essenciais. Estes são compostos orgânicos de origem vegetal, formados por moléculas químicas de alta complexidade, que apresentam várias funções químicas, como alcoóis, aldeídos, ésteres, fenóis e hidrocarbonetos, havendo sempre a prevalência de uma ou duas delas e que, assim, caracterizarão seus aromas.

Os óleos essenciais são substâncias empregadas com a finalidade de equilibrar as emoções, melhorar o bem-estar físico e mental e que atuam de diversas formas no organismo, podendo ser absorvidas por meio de inalação pelas vias aéreas, por uso tópico ou ingestão. Quando inaladas, uma porcentagem mínima do óleo essencial ativa o sistema do olfato pelo bulbo e nervos olfativos, que propiciam uma ligação direta com o sistema nervoso central, levando o estímulo ao sistema límbico, responsável pelo controle da memória, emoção, sexualidade, impulsos e reações instintivas.

Um estudo realizado com 10 voluntários avaliou a efetividade da aromaterapia com lavanda nos parâmetros relacionados à melhora do sono e demonstrou significativa redução do quadro de insônia nestes pacientes. A utilização da aromaterapia com óleo de lavanda está associada à melhora da insônia leve em voluntários saudáveis, apresentando resultados mais positivos em mulheres e indivíduos mais jovens. “A lavanda pode ser utilizada sobre a roupa de cama antes de dormir ou até mesmo nos aromatizadores de ambientes. O aromatizador de ambientes contendo óleo essencial de lavanda pode ser utilizado em difusor com varetas ou mesmo ser aplicado nas almofadas e travesseiros”, comenta o farmacêutico*.

Outro estudo avaliando 15 voluntários saudáveis apresentou que, após a intervenção com a aromaterapia com lavanda, os voluntários apresentaram melhora na sonolência ao levantar. “A utilização deste óleo durante o banho de bebês também está relacionada a redução do estresse e o choro, melhorando a qualidade do sono em lactentes, sendo estes dados confirmados pela redução dos níveis de cortisol tanto na mãe como na criança”.

A aromaterapia com o óleo de lavanda tem a interessante capacidade de promover maior disposição ao acordar, corroborando para o aumento do sono de ondas lentas. Aumenta a fase 2 do sono e reduz os movimentos REM (movimento rápido dos olhos), auxiliando ainda que o tempo para iniciar o sono seja reduzido.

Além disso, foi demonstrado que um gel de massagem contendo óleo essencial de lavanda reduz o estado de estresse em voluntários após 60 dias de aplicação. Esta ação está associada ao componente acetato de linalila (grupo funcional éster), que lhe confere ação tranquilizante, equilibrante e calmante.

“A utilização da lavanda apresenta excelentes benefícios para o controle da ansiedade e melhora da qualidade do sono e, além de tudo, o seu perfume inigualável é capaz de provocar relaxamento ao coração , auxiliando na redução da pressão arterial, benefícios no sistema respiratório e ainda, melhorar a ansiedade relacionada aos sintomas pré-menstruais.”

Fonte: *Marlon Barg, Pharmaceutical Consultoria.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s