.:: O Ótimo Colágeno ::.

O colágeno é uma substância bastante abundante no organismo humano e tem a função de manter as células unidas, sendo principal componente proteico de órgãos como a pele, cartilagens e ossos. A produção de colágeno é o resultado de uma complexa sequência de eventos bioquímicos no interior das células, e pelo fato de o colágeno ser produzido naturalmente pelo nosso organismo, sua baixa ou muito alta concentração pode ocasionar problemas.

Quando entramos na fase adulta (a partir de 30 anos), a deficiência do colágeno começa a ser notada. Nessa época fica mais visível a diminuição da elasticidade da pele, o dermatologiaaparecimento de rugas e o aumento da fragilidade das articulações e dos ossos. Por isso é importante repor esse nutriente, que pode ser adquirido em forma de cápsulas ou em pó, encontrados em farmácias de manipulação. Quanto à reposição de colágeno, especialistas divergem em suas opiniões: alguns acreditam que a reposição não resolve, enquanto outros acreditam que ela é perfeitamente válida, tese mais aceita nos dias de hoje. Mas não adianta repor colágeno e continuar com péssimos hábitos, como má exposição ao sol, fumo, sono inadequado e sedentarismo, porque sua função não é milagrosa.

A deficiência de colágeno, também chamada de colagenose, acarreta problemas como: má formação óssea, rigidez muscular, problemas com o crescimento, inflamação nas juntas musculares, doenças cutâneas e dentárias, entre outros. Na menopausa há menor produção de colágeno pelos fibroblastos, por isso uma das principais reclamações das mulheres nesta época são a queda de cabelos, fragilidade das unhas e acentuado aumento das rugas. Por ser um tipo de proteína, uma de suas principais funções é formar Queda de cabelofibras que dão sustentação à pele (para quem se exercita, contribui também na formação dos músculos). Extraído do osso e da cartilagem do boi, o colágeno passa pelo processo de hidrólise (quebra das moléculas de proteína) para ser mais facilmente absorvido pelo organismo, sendo chamado então de Colágeno Hidrolisado

Funções do Colágeno Hidrolisado

O colágeno hidrolisado contém os aminoácidos essenciais glicina e prolina em concentração 20 vezes maior do que outras proteínas. Ambos são componentes importantes do tecido conjuntivo e asseguram sua consistência e elasticidade. Ele também tem efeito regenerativo em ossos e articulações.

Benefícios do Colágeno Hidrolisado

  • Retarda o envelhecimento e previne rugas
  • Combate a flacidez da pele
  • Fortalece unhas e cabelos
  • Contribui para saúde dos ossos
  • Previne o aparecimento da celulite e estrias
  • Colabora no aumento da tonicidade dos músculos
  • Auxilia no funcionamento do sistema linfático

Aplicação Cosmética

O colágeno é uma proteína “mágica” para deixar a pele mais firme. Dermatologistas já provaram que, ao usar produtos de beleza que levam o composto em sua fórmula, a pele torna-se mais macia, firme e saudável. O colágeno também ajuda na manutenção do tônus muscular deixando a pele mais firme e menos flácida.

Indicação do Colágeno Hidrolisado

É indicado para pessoas acima de 30 anos. Como suplemento nutricional é indicado para pessoas fisicamente ativas que desejam aumentar o consumo de proteínas, assim como para o fortalecimento de unhas e cabelos. Também é indicado em processos de cicatrização e recuperação de lesões e em processos de emagrecimento.

Deficiência

A deficiência de colágeno está também associada à diminuição da espessura do fio capilar e com a desidratação e perda de elasticidade da pele, culminando em flacidez e no aparecimento de rugas e estrias. Além disso, prejudica as articulações e enfraquece os ossos.

Onde é Encontrado

O colágeno hidrolisado é reconhecido como um ingrediente alimentício pelo Ministério da Saúde e pelo FDA (órgão que regulamenta alimentos e bebidas nos EUA) e atualmente já é possível observar no mercado alguns alimentos enriquecidos com essa proteína. Você pode usar tanto o colágeno em cápsulas quanto em pó. É encontrado em pequenas quantidades nos alimentos que contém proteína como a carne e leite, e nas gelatinas.

Existem atualmente alguns suplementos com boas concentrações de colágeno, como balas, pó para shakes ou sucos, sachês com vitaminas e minerais, sendo estes todos esses exColágeno Puriscelentes opções para o consumo diário, inclusive com diversas opções de sabores e texturas.

Todas as informações dicas e sugestões contidas neste post têm caráter meramente informativo. Elas não substituem um aconselhamento e o acompanhamento de médicos,  nutricionistas e farmacêuticos.

Veja mais informações do Colágeno Hidrolisado Puris clicando aqui.

Referências:

  1. Envelhecimento da pele e colageno. Faria, Jose Carlos Marques de; Tuma Junior, Paulo; Costa, Marcio Paulino; Quagliano, Ana Paula; Ferreira, Marcus Castro.Rev. Hosp. Clin. Fac. Med. Univ. Säo Paulo;50(supl):39-43, 1995.
  2. Colágeno na cartilagem osteoartrótica. Velosa, Ana Paula P; Teodoro, Wlcyr R; Yoshinari, Natalino H. Rev. bras. reumatol;43(3):160-166, maio-jun. 2003. ilus.
  3. http://www.pharmaceutical.com.br/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s